10/06/2022 Sec. de Educação

☘️VALORIZAÇÃO DA NATUREZA E HISTÓRIA DO TEEEWALD!

☘️VALORIZAÇÃO DA NATUREZA E HISTÓRIA DO TEEEWALD!
Durante esta semana diversas atividades foram abordadas na “Semana do Meio Ambiente no Teewald”, com palestras de conscientização e cuidados com a natureza e oficinas de reutilização de materiais. Mas o grande destaque é a planta que originou o nome Teewald, posterior Herval, no português, a Erva-Mate!
Ao longo desta quinta-feira 09, as turmas da rede municipal de educação de Santa Maria do Herval se mobilizaram no plantio de mudas de Erva-Mate, cada turma ficou responsável pelo plantio de uma muda no município, em locais distribuídos pelos principais pontos de lazer do como a Praça Boa Vista, Praça Aloysio Kunst, Praça 10 de Abril, Calçadão Rio Cadeia e jardins das escolas.
Além disso, as mudas foram identificadas através de plaquinhas com informações sobre a planta e também sobre o contexto histórico que originou a denominação de Santa Maria do Herval, com um QR Code que ao ser acessado direciona-se a um Blog informativo, além de um vídeo elaborado pelas Cooperativas Escolares a respeito da planta e sua história.
O plantio continuará nesta sexta-feira 10, na Cascata e Caverna dos Bugres que também deverá receber plaquinhas de conscientização e decorativas para o atrativo natural e turístico.
E afinal, por que Erva-Mate, Teewald e Herval? Circulando pela cidade, ouve-se muito a palavra “Teewald”, entre conversas, nome de estabelecimentos, jornais e referências à assuntos do município. Teewald é o nome em alemão de Santa Maria do Herval e que na tradução significa “ Floresta de Chás/Ervais”, isto porque por volta de 1830 na chegada dos primeiros imigrantes europeus a região onde hoje é o município era abundante em árvores de Erva-Mate ( Ilex Paraguariensis) e diversos ervais, ficando o local conhecido como o Teewald. Períodos após, no português surgiu a denominação Herval, oriunda dos Ervais, que também ganhou força.
📸Confira o registro do plantio no centro da cidade.