04/12/2023

NOTA OFICIAL

Atendimento ao munícipe Vicente Rauter. Esclarecimentos.

NOTA OFICIAL

A Administração Municipal, por meio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, vem a público esclarecer a situação que se refere ao munícipe Vicente Rauter.

Inicialmente, importa ressaltar que o idoso teve pronto atendimento da Saúde e Assistência Social.

Segundo informações dos sistemas municipais, o idoso em comento estava internado em um lar de idosos, desde fevereiro. Isto é, a informação de conhecimento do Município era de que o idoso estava internado.
Na manha dessa segunda-feira (04), a filha do munícipe solicitou que o genitor fosse sondado e noticiou que o pai havia saído do lar no dia anterior. Momento em que a assistente social e equipe do CRAS contatou a Secretaria da Saúde, para promover o atendimento.

No final de semana, a família recebeu atendimento no Ambulatório e nesta data (segunda), a equipe de Saúde e Assistência Social visitou o idoso em casa, verificando que sua condição de saúde exigia cuidados e atendimento especializado.

Desse modo, as equipes de Saúde e do CRAS, ao tomar conhecimento de que o idoso havia sido retirado do lar, promoveram pronto atendimento deste e de sua família.

De outra parte, o atendimento adequado é de responsabilidade do profissional de saúde (equipe médica), a qual possui conhecimento e técnica apropriada para melhor atender o paciente, sem comprometer sua vida e saúde como um todo. Inclusive os médicos que realizaram o atendimento entenderam que colocar sonda no paciente não era adequado e representava risco no momento.

Salienta-se, outrossim, que a Secretaria de Assistência Social fornecia cesta-básica ao idoso e que em setembro do corrente ano, houve visita aos idosos internados no lar, inclusive o Senhor Vicente, constatando-se que este estava em boas condições de cuidado e de saúde.