08/09/2021

CAMPANHA SETEMBRO AMARELO!

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social adere a essa causa junto com toda a equipe de saúde Hervalense. Desta forma, através da importância de promover e realizar ações, iniciar hábitos que promovam bem-estar e consciência positivas para a Saúde mental da população.

Confira a programação:

Dia 10/09 e 24/09: Distribuição de informativos com informações de prevenção e de ajuda contra o suicídio junto a Praça 10 de Abril, durante o horário do meio dia e a partir das 16h.

Palestras de sensibilização nas escolas do município, nas turmas do 6°ano em diante ocorrerão ao longo do mês.

Confecção do livro: "DEPRESSÃO, COM AJUDA HÁ SOLUÇÃO", disponível nas unidades de saúde do município para todo cidadão que desejar.

SOBRE A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO:

Setembro Amarelo é o mês referente Prevenção do Suicídio sendo esse escolhido para representar a causa, incentivando a discussão e a divulgação dos sintomas e medidas preventivas. Da mesma forma, a cor amarela foi escolhida por representar o sentido de atenção perante a causa. A campanha Setembro Amarelo existe devido a muitos tabus envolvem o suicídio, justamente por ser um assunto pouco discutido na sociedade, o que cria margem para invenções e interpretações erradas das causas e sintomas. Não há como alguém buscar ajuda, ou ajudar, se não se sabe o que determinada pessoa passa em um momento de predisposição ao suicídio. Por isso a campanha vem para ajudar a identificar os sinais, conhecer a melhor abordagem e conscientizar a todos que muitas pessoas podem estar passando pela mesma coisa e podem procurar ajuda. O Setembro Amarelo, apesar de ter seu foco na prevenção do suicídio, pode ser uma ótima oportunidade para trabalhar ações de bem-estar. A campanha Setembro Amarelo foi criada pelo CVV, Centro de Valorização da Vida, que foi fundado em 1962. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica e presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio.