Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

Monumento aos Imigrantes

COMPARTILHAR

O Monumento ao Imigrante está localizado junto ao principal acesso da cidade, junto ao Calçadão Rio Cadeia. Tem como objetivo homenagear aqueles que tiveram a ousadia de mudarem seus destinos e os de suas famílias, na esperança de melhorarem suas perspectivas de vida. Foi inaugurada em 2017, quando completou-se 170 anos da imigração na cidade.

O Monumento ao Imigrante está repleto de simbolismos:

1- Os tijolos maciços da base representam a paciente construção de cada comunidade que deu origem a cidade de Santa Maria do Herval;

2- A dureza da vida que os imigrantes encontraram está representada no peso e nas ásperas e grandes pedras colocadas;

3- O sonho de pisar em suas próprias terras, multiplicou a coragem das famílias para desbravarem o coração verde da profunda mata virgem que ali encontraram. Portanto a força espiritual e a força brasal que foram tão necessárias para construir as comunidades estão representadas nas mãos que sustentam o globo.

4- O globo simboliza o Novo Mundo, tão sonhado e idealizado pelos imigrantes, assim como o Velho Mundo do qual partiram sentindo saudade dos lugares e pessoas que jamais voltariam a ver. No globo estão dois pontos importantes: Santa Maria do Herval e Buch. Eles representam o sentimento de irmandade entre o povo hervalense e o povo da cidade de Buch, na Alemanha, cidade a qual segundo estudos, foi a origem dos imigrantes que povoaram Santa Maria do Herval, mais precisamente iniciando na localidade de Morro dos Bugres, na época denominada e ainda hoje conhecida como BUCHERBERG OU BUGERBERG.


Mais
Informações

Localização: Calçadão Rio Cadeia, Rua 25 de Julho / VRS 873

Telefone: 051 3500 3322

Conteúdo Rodapé