Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

Cascata do Herval

COMPARTILHAR

A mítica Cascata do Herval, no Rio Cadeia, conhecida por ser uma das mais altas do estado, com 125 metros de altura;

Localizada à 1km do centro da cidade, o belo Rio Cadeia despenca num precipício de mais de 100 metros de altura, formando então a Cascata do Herval, e um enorme vale de altas montanhas onde outros pequenos riachos despencam em direção ao Rio Cadeia, podendo se passar por trás da grandiosa queda d’água. Uma verdadeira pérola da natureza, rodeada de uma exuberante vegetação e com belos arco-íris se formando na fina névoa da queda,

Na década de 1930 foi iniciada a grande e ousada obra, coordenada pelo engenheiro austríaco Ignácio Christiano Plangg, da construção da Usina Herval, aproveitando-se a força das águas da Cascata para a produção de energia elétrica, sendo inaugurada no ano de 1941. No topo da cascata foi construída a barragem, e no fundo do vale a Casa de Máquinas, tendo-se a tubulação que conduz à água aos geradores instalada pela encosta do precipício, num caminho de mais de 300 metros até a Casa de Máquinas, uma verdadeira obra de engenharia para a época.

A usina foi responsável por salvar e prosperar a indústria de Novo Hamburgo e do Vale dos Sinos, pois estes sofriam com o desabastecimento de energia elétrica, e com essa magnifica obra a prosperidade se reestabeleceu para o Vale dos Sinos.

Atualmente o território da Cascata Herval e Usina Herval são de propriedade da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) NÃO SENDO AUTORIZADA A VISITAÇÃO DE AMBAS!


Mais
Informações

Informações: 051 3500 3322

Conteúdo Rodapé