17/05/2023 Gabinete da Prefeita

Santa Maria do Herval é homenageada

🔰Santa Maria do Herval é homenageada pelos seus 35 anos de emancipação no Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Estado.

👉O Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (17) foi realizado em homenagem aos 35 anos de emancipação do município de Santa Maria do Herval, comemorados em 12 de maio. A iniciativa do Parlamento ocorreu a partir de proposição do deputado Elton Weber (PSB), que falou sobre a história e destacou características e eventos da cidade, entre os quais a Kartoffelfest, a tradicional Festa da Batata, que ocorre em sua 24ª edição neste ano, com encerramento previsto para o dia 21 de maio.
O parlamentar mencionou datas relativas à história do município, entre essas, o dia 31 de outubro de 1912, quando a Câmara Municipal de São Leopoldo criou o 8º Distrito. “No ano de 1987, no dia 28 de setembro, na Sociedade Recreativa União Hervalense, juntamente à comunidade, foi tomada a decisão de emancipar Santa Maria do Herval, então pertencente ao município de Dois Irmãos, através de reuniões, onde ouvia-se a opinião de cada morador”, relatou Weber, recordando a criação da Comissão Emancipacionista. No dia 10 de abril de 1988 ocorreu o plebiscito, em que quase 90% votaram pela emancipação.
O deputado falou ainda dos traços culturais de Santa Maria do Herval e das suas características naturais, as quais estimulam o turismo. “A agricultura é, ainda, forte atividade econômica, com o cultivo da batata, olericultura, além da criação de frangos e gado leiteiro. Também fazem parte da economia do município as indústrias de calçados, o comércio e prestação de serviços’, acrescentou. Ele encerrou celebrando: “Raízes vivas e cultivadas! Assim é Santa Maria do Herval”.
👉Em apartes falaram Joel Wilhelm (PP), Stela Farias (PT), Professor Claudio Branchieri (Pode), Gerson Burmann (PDT), Elizandro Sabino (PTB) e Rodrigo Lorenzoni (PL). Participaram a prefeita do município, Mara Susana Schaumloeffel Stoffel; o vice prefeito Gilnei Capeletti; o presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Lechner Kich; o presidente da Kartoffelfest e secretário de Turismo, Cultura, Indústria e Comércio de Santa Maria do Herval, Marcos Cesar Stoffel; a presidente da Associação Teewald de Santa Maria do Herval, Maria Miguelina Kaeffer; o chefe de Gabinete da Casa Civil, Jonatan Bronstrup; soberanas da Kartoffelfefst, vereadores e secretários municipais.
Fonte:https://ww4.al.rs.gov.br/noticia/331476