Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

MUSEU- ANTIGO SALÃO VIER

O registros fotográficos e históricos abaixo são de pertencimento do Museu Histórico Municipal Professor Laurindo Vier. Quando usados em documentos, trabalhos e outros assuntos de terceiros pede-se a menção da respectiva fonte. 

HISTÓRICO DO SALÃO VIER

 

A construção da casa foi iniciada por volta de 1906, por Adam Vier, com a finalidade de abrigar um salão de bailes, uma pousada para os viajantes e um pequeno comércio, mas quem terminou e usou o prédio foi seu filho, Jacob Vier.

O primeiro prefeito de Dois Irmãos, município à qual Santa Maria do Herval se emancipou em 1988, Sr. Justino Antônio Vier, nasceu neste salão. "Eu nasci naquele salão, no sótão, num dia de baile, por isso eu sempre estou alegre".

Em 1928, Jacob Vier permutou a propriedade com 2,5 hectares de terras junto ao salão, com seu cunhado Felipe Vier pelo moinho que existia ao lado do Rio Cadeia e construído por Jacob Schneck.

Na década de 1930, após o falecimento prematuro do Sr. Felipe Vier, a mãe e os filhos se transferiram para Porto União, em Santa Catarina. Somente o Professora Laurindo Vier ficou em Santa Maria do Herval e lecionou em várias escolas, sendo também vereador por Dois Irmãos.

Ele utilizou o salão como moradia por vários anos e em 1952, com a fundação da Sociedade União Hervalense, alugou o salão como sede oficial. Em 1956 a sociedade comprou o Salão Meurer e transferiu a sede para a nova propriedade.

Este salão foi alugado várias vezes para a instalação provisória de indústrias calçadistas e em 1997, a Prefeitura Municipal adquiriu o imóvel para transformá-lo em Centro de Cultura e Museu.

FONTE: LIVRO “ NO CORAÇÃO VERDE DA MATA VIRGEM, TEEWALD- SANTA MARIA DO HERVAL”.

 

Hoje o Museu conta com um generoso acervo de utensílios usados pelos antepassados germânicos na cidade, itens de carpintaria, cerâmica, costura, artefatos diversos do cotidiano dos imigrantes europeus, documentos e fotografias históricas entre tantas outras peças doadas pela comunidade hervalense.

Além disso, abriga o Memorial da Arquitetura Germânica, UM DOS MAIORES ACERVOS DE MAQUETES DO ESTILO NO MUNDO, produzidas pelo artista Iteno da Silva, todas representando prédios que já existiram ou ainda existem na região, uma verdadeira relíquia!

Localizado na Rua 25 de Julho, esquina Rua Professor Laurindo Vier (VRS 873), n° 3311, centro.

COMPARTILHAR
Conteúdo Rodapé